Dicas featured

Fotografando suas criações | Parte 4

11/07/2016Ateliê Craft

No ano passado, fizemos uma série de posts aqui no blog para ajudar você, criador de projetos lindos, a fotografar seu trabalho fazendo jus à beleza dele. Como falamos lá na época, não adianta fazer um projeto lindo e maravilhoso, se a foto não capta isso dele. Nesses posts que fizemos, nós abordamos os ponto principais para se fazer uma boa foto: luz, foco, enquadramento, composição, etc. e demos várias dicas, então, passa lá nos posts anteriores para conferir as dicas e depois aproveita as dicas desse novo post, porque elas só farão efeito se você seguir os outros passos, tá?



Foto: @maggiehdesign

Depois de entender e seguir os conceitos básicos de fotografia, vem a hora de postar essas fotos para todo mundo conhecer o seu trabalho. Hora de ter um perfil que mostre seu trabalho de forma que as pessoas queiram muito seguir, se inspirar e principalmente, comprar ou te contratar para algum serviço. Pra isso, é importante que você tenha um feed legal.

Pra começar, você precisa criar uma conta no Instagram (em outras redes também, mas no Insta principalmente, já que hoje é uma vitrine muito boa para trabalhos criativos, aproveite isso!), na @ use o nome da sua empresa/marca/seu nome. Se você tem um perfil pessoal, onde posta fotos das suas viagens, lazer, família, etc. O ideal é que você faça uma conta separada apenas para os seu trabalho. Postar um pouco sobre você no perfil do seu trabalho é importante (vamos falar sobre isso mais pra frente), mas não pode ser muito ou sobre qualquer coisa.

Ahhh, mas o que postar nessa conta para atrais o olhar e interesse das pessoas? É sobre isso que vamos falar aqui!

1. Mostre seus materiais

Uma ideia legal é fazer fotos dos seus materiais, seja os que você comprou recentemente e achou legais, uma composição dos materiais que você vai usar no seu próximo projeto ou os que estão ali na sua mesa no momento. Dessa forma, além de você registrar um pouco dos bastidores do seu trabalho para os seus seguidores, você também consegue visualizar as combinações que funcionam para usar nos projetos atuais ou nos futuros (além de inspirar os que estão ali te acompanhando). Uma dica válida também é marcar na foto a loja onde você comprou os materiais (marca a gente, quando comprar aqui, que a gente vai amar! @ateliecraft) e as marcas deles, assim, você ajuda outras pessoas que estão buscando determinado material e também chama a atenção da loja/marca. Se você seguir nossas dicas de fotografia e fizer imagens lindas, há grandes chances desses instas marcados curtirem e compartilharem sua foto, fazendo com que mais pessoas cheguem até o seu perfil e conheçam seu trabalho.




2. Mostre o que você está fazendo 

Muita gente AMA saber o que está por trás de projetos e trabalho criativos. É uma ótima forma das pessoas se conectarem mais com você e com o que você faz, despertando mais interesse. Que tal mostrar o que você está fazendo no momento? Escolhendo um material, testando um layout, organizando os materiais que vai usar, pintando, etc. Esse tipo de postagem também desperta a curiosidade pra saber no que vai resultar aquilo ali.


3. Quem é você?


Mas quem está por trás do trabalho? É aí que você aparece! Se apresente aos seus seguidores, apareça ali no seu ambiente de trabalho, fazendo o que ama. Conte um pouco sobre você. De onde você é? Do que você gosta? O que te inspira? 


4. Mostre seu cantinho de trabalho

Assim como nos tópicos anteriores, mostrar um pouco do seu ambiente de trabalho também desperta o interesse de quem te segue, saber como você organiza seus materiais, etc. Nós, inclusive, já falamos sobre esse assunto em outros posts, veja aqui:

Decoração Home Office | Parte 1
Decoração Home Office | Parte 2
Inspiração Home Office



5. Bagunça criativa

Também vale mostrar um pouco da sua bagunça criativa. O que tem em cima da sua mesa agora? Quais os materiais que você está separando para o próximo projeto?


6. Seus projetos

E claro, você vai postar fotos dos seus projetos prontinhos (caso o seu projeto seja para festa,vamos fazer um outro post só para isso, fica ligado aqui no blog)! Seguindo as dicas de fotografia dos links lá no começo do post, você vai criar composições para as fotos dos seus projetos. Tudo de um modo que fique interessante e não destoe do projeto, afinal ele é o protagonista da foto. Você pode incluir na composição materiais que foram usados para a produção do projeto, por exemplo. Separamos algumas inspirações abaixo:





7. Detalhes

Além da foto do projeto, tire também algumas fotos mostrando os detalhes dele. Afinal, um trabalho manual cheio de coisas lindas merece ser visto mais de perto. Assim, seus seguidores e possíveis clientes vão ver quão caprichosa você é e vai poder matar a curiosidade do que tem por dentro de um álbum, por exemplo.



E aí, gostaram das dicas?

You Might Also Like

2 comentários

  1. Gosteir demais meninas, sempre importante fazer e mostrar, amei as dicas.. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer o blog e adorei as dicas! Obrigada

    ResponderExcluir

Ficaremos felizes em ver o comentário de vocês aqui.
Um beijo carinhoso.
Dani e Pri.

Facebook

Formulário de contato